podologia banner.jpg

PODOLOGIA

Podologia e o cuidado com os pés
O cuidado com os pés quase sempre é negligenciado e esquecido - seus pés estão sempre lá, firmes para suportar o seu dia a dia e nos esquecemos - ou não entendemos - a importância de cuidar deles, nem mesmo imaginamos a quantidade de problemas (ou soluções) ele pode nos causar.
Responsáveis por sustentar todo o peso do seu corpo, os pés são moldados por sapatos quase nunca ajustados para eles e com contato constante com suor e bactérias devido aos materiais ou temperaturas que são submetidos.
A podologia é uma área relacionada à medicina e trata das doenças do pé, e suas prevenções. Envolve a anatomia e a fisiologia dos pés - até os tornozelos.
A podologia, diferente do que muitos imaginam, está ligada muito mais à saúde dos pés do que à beleza ou estética - que é a forma mais comum de podologia conhecida.

A podologia pode ser: 

- preventiva, para as utilizações mais conhecidas como cuidado com unhas, unhas encravadas, rachaduras, micoses, etc. 

- podologia geriátrica, para cuidado dos pés para idosos, relacionados ao equilíbrio, pisada, calos, orientações para uso de palmilhas ortopédicas, reumatismo, dedos em garra e até tromboses e varizes. 

- podologia infantil, que se trata do cuidado com os pés de bebês e crianças, cuidando da estrutura e crescimento com foco em deformidades e o início dos primeiros passos. 

- pé de risco, relacionado aos pés de diabéticos e todos os cuidados envolvendo seus pés, circulação, lesões e consequência das doenças muito comuns nesta área do corpo

- podologia desportiva, que cuida dos pés dos atletas, geralmente muito impactados com exercícios e sapatos que visam performance e resultados, cuidando da biomecânica dos pés, cuidados com palmilhas, pisadas e a atividade a ser praticada

- podologia laboral, ligada a trabalhos e estilos de vida que exigem muitas horas em pé ou em uma única posição com cuidado para melhor qualidade de vida no trabalho. 

 

De forma geral, a podologia trata, cuida, orienta e colabora para que seus pés sejam mais saudáveis e, diretamente, mantenham sua postura melhor, sustentem seu corpo e impulso para caminhar sem dores ou problemas, além de cuidar da ligação que seus pés estabelecem com outros órgãos do corpo através dos nervos. 

 

Consultar um podologista é muito mais importante do que você imagina e deve fazer parte da sua rotina de saúde.
Buscar ajuda de um podologista especializado é necessário quando:
- você sente dores nos seus pés, ao andar ou fazer atividades normais, pode ser embaixo, na planta ou até a dor mais comum relacionada ao crescimento errado das unhas

- você percebe que há algum machucado, ferida ou micose nas unhas ou pés]

- se você notar que ao calçar o sapato de sempre, agora sente dores ou incômodos indesejáveis, mesmo depois de algum tempo

- se sentir incômodo com as unhas encravadas

- ao notar qualquer deformação nos pés como calos

- se você já tem um diagnóstico de diabetes

- se você tem diagnóstico de problemas vasculares 

- se você já foi diagnosticado com problemas ósseos como artrite


Mas além de todas essas indicações óbvias, é importante que a consulta com um podologista seja frequente e faça parte do seu check-up. É importante manter a saúde dos pés e, consequentemente, de todo o seu corpo, sua estrutura, equilíbrio, circulação e bem estar - sem dores, incômodos, desconfortos ou problemas que podem aumentar com o tempo.

A Feet Point é uma loja especializada em produtos para os pés e pode auxiliar você a manter as recomendações do seu podologista, além de cuidar de cada detalhes com carinho para que você tenha qualidade de vida, conforto e segurança de usar os melhores produtos para os seus pés.
Confira todos os produtos para pés na Feet Point.