Calos plantares, você sabe o que são?


calos-plantares-voce-sabe-o-que-sao

Os calos plantares, olho de peixe ou calosidades podem acontecer em diversas situações: - pessoas que passam muito tempo em pé - calçados incorretos ou desconfortáveis - pessoas que praticam longas caminhadas - peles mais sensíveis e frágeis - má circulação - distribuição do peso do corpo de forma errada ao pisar - pressão contínua nos pés


Todos os seus hábitos de vida devem ser analisados para entender a razão da deformidade, mas é necessário, também, averiguar se há uma tendência a desenvolver esse tipo de calos nos pés por parte daquele paciente. É muito importante que ao notar essa tendência ou qualquer alteração, o paciente busque ajuda de um podologista para que haja o tratamento correto ou a prevenção que trará muito mais qualidade de vida para que o paciente passe a fazer suas atividades normais com mais segurança e conforto para os pés. As alternativas para prevenção de calos e calosidades são muito acessíveis e um podologista de confiança pode auxiliar o paciente a definir qual a melhor alternativa caso a caso. De maneira geral, é importante evitar as atividades que possam desenvolver os calos, porém, há soluções que podem nos ajudar a praticar algumas atividades, cuidando dos pés para o não aparecimento dos calos. - Evitar andar descalço: a fricção dos pés no chão pode ser causadora dos calos, evitar andar descalço diminui a probabilidade de afetar a planta dos seus pés.

- Usar calçados corretos: apenas não andar descalço não é suficiente, ao escolher um sapato é necessário que você observe além de sua aparência. Sapatos no tamanho correto, macios ou feitos sob medida podem te ajudar, com conforto, a evitar as pressões, o caminhar e a postura errados.

- Uso de palmilhas: ainda que com o sapato correto, nosso corpo e pés tendem a fazer um movimento que nem sempre é o melhor para o todo. As palmilhas podem auxiliar a corrigir e melhorar a sua postura enquanto está de pé ou caminhando. Esse é um grande aliado dos pés, evitando a pressão em locais indevidos e doloridos.

Na Feet Point você encontra todas as opções de palmilhas e calçados para auxiliar na saúde dos seus pés.


Se apesar das orientações do podologista e das tentativas de prevenir, seus pés ainda desenvolverem calos ou calosidades, a Feet Point pode te ajudar com o tratamento correto para calos nos pés. - Palmilhas: As palmilhas são uma boa forma de prevenção de calos, mas também são parte de um tratamento mais confortável e que ameniza o desenvolvimento dos calos dos pés. - Medicamentos: em alguns casos, o uso de medicamentos é indicado para solucionar mais rápido e aliviar as dores do paciente. Medicamentos como ácido salicílico são capazes de dissolver o calo e a porção de pele sem vida.

- Raspagem: a raspagem dos calos é o tratamento mais utilizado, porém é muito comum que os paciente tentem fazê-lo sozinhos - esta situação pode piorar ou desenvolver os calos ainda mais. Um podologista deve aplicar sua técnicas para utilização desse método de tratamento. - Cirurgia de calos: a cirurgia para remover calos pode ser indicada quando todas as outras alternativas falharem e, para isso, o médico ortopedista deve ser acionado neste momento, com a indicação e ajuda do podologista que já iniciou esse tratamento antes. O ortopedista, neste caso, avaliará a parte óssea do corpo que faz com que o calo apareça, podendo ser indicado a cirurgia óssea.


Procure a Feet Point para tratamento e prevenção de calos plantares e calosidades, cuide da sua saúde e bem estar dos seus pés.